domingo, 3 de abril de 2011

Cinema e Ciências Sociais


O Enigma de Kaspar Hauser
Ótimo filme, direção de Herzorg trata de um homem que quando crinça foi abandonado e criado distante de qualquer contato com os outros homens. Tem um cunho antropológico muito forte, mostrando uma das caracteristicas mais fortes do ser humano: A cultura.



Entre os muros da escola
O filme aborda aspect muito fortes da sociologia da educação Boudesiana, assim como as de Bernard Lahie. O choque de habitos para Pierre Bourdieu, o choque de disposições para Lahire. Muito bom filme para reflexão da educação sistemazada como um todo.


Zelig
Esse aqui, é do Wood Allen. Quem gosta da abordagem de Erving Goffman deve assistir Zelig, O homem camaleão, muito bom filme. É um falso documentário, no qual Wood Allen interpreta um homem que imita ser outros para se sair bem nas convenções sociais.  


Club da luta
Esse é para quem gosta de Nobert Elias. Quem já leu esse autor sabe teoriza sobre a economia das emoções e dos meios civilizados de escape para essas emoções. Pois, bem o club da luta dá um exemplo não muito civilizado de como canalizar emoções. O ant civilismo do club da luta é tão claro que no fim, a proprosta dos menbros é destruir um prédio que representa a civilização, ou melhor, um Establisment civico.



Laranja Mecânica
Esse é um clássico do Kubrik. Filme que fala da violência do indivíduo e da violência do Estado, além de tratar das teorias Behavioristas, ou do condicionamento de Pavlov e Skinner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário